Defesas

Devido ao período de isolamento social, em função da pandemia do COVID 19, a Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa de Diadema torna público o procedimento que deverá ser adotado para as defesas de Mestrado e Doutorado já agendadas. Pede-se atenção especial ao novo procedimento para assinatura das Atas das Qualificações e Defesas (Teses e Dissertações) via SEI.

Seguem as instruções relacionadas às Defesa online; vídeo - skype - Google Meet e outros.

1- É necessário que a ata esteja assinada por todos os envolvidos.

2- O participante que estiver à distância deverá assinar o documento via SEI, seguindo os procedimentos indicados no documento anexo: Instruções.

3- Além das assinaturas de todos os membros, devem ser anexados à ata, cópias impressas dos e-mails dos membros da banca que participaram via videoconferência, enviados na mesma data da defesa ou em data posterior. No corpo do e-mail deverá constar a declaração do professor, afirmando que ele participou da banca de defesa de dissertação ou tese, mencionando o nome do aluno, a data e o horário do evento. Esse texto deve constar no corpo do e-mail e não em arquivo anexo.

OBS: Informamos que essa modalidade de participação em bancas examinadoras (à distância) não está contemplada no regimento da UNIFESP, porém, devido à situação atual em que o país se encontra, será permitido que todos os membros da comissão examinadora estejam à distância.

Esse procedimento será considerado apenas para o período de suspensão de atividades informado pela Reitoria desta Universidade.

INSTRUÇÕES PÓS-DEFESA

 

INSTRUÇÃO 1 - PARA O MOMENTO ATUAL

 

Encaminhar arquivos - SEPARADAMENTE.

I- Dissertação em word
II- Dissertação em PDf
1- Com os demais documentos assinados: autorização de publicação, correções e ata (essa última, caso ainda não tenha sido entregue).

OBS: Lembrando que todos os documentos devem estar assinados pelos envolvidos. Os orientadores deverão estar em cópia no e-mail em que os arquivos serão encaminhados.
2- Diplomas: Não encaminhar documentos. O documento não está sendo emitido.

 

INSTRUÇÃO 2 - APÓS A NORMALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES

 
Veja aqui as  instruções para os procedimentos pós-defesa, que deverão ser efetuados e após a normalização das atividades.

 

SPTrans- EMTU

O interessado em solicitar/renovar benefício para locomoção deverá encaminhar à Secretaria de Pós-Graduação do seu Programa e-mail pedindo o seu cadastramento ou renovação e informando no campo assunto qual o benefício pretende solicitar (BILHETE SPTRANS ou BILHETE BOM). No corpo do e-mail deverão constar as seguintes informações: 

  • Inscrição ou renovação do Bilhete
  • Nome completo
  • RG (com dígito, data de expedição, órgão emissor e UF) CPF
  • Data de nascimento
  • Nome da mãe
  • Endereço completo com CEP
  • Curso: Mestrado ou doutorado
  • Ano e mês da matricula:
  • Nº da matrícula: 
  • PASSE LIVRE EMTU: Solicito o benefício do Passe Livre, pois atendo a todos os requisitos legais: Sim ( ) Não ( )  

Dúvidas frequentes

Qual o objetivo de um programa de pós-graduação stricto sensu?

A pós-graduação stricto sensu tem por objetivos a formação de pessoal qualificado para o exercício de atividades de ensino e pesquisa, para o exercício profissional de elevada qualidade e a produção de conhecimento nas diferentes áreas do saber.

Como posso fazer jus aos títulos de Mestre e Doutor? 

Os títulos de Mestre ou de Doutor são outorgados após o cumprimento das exigências definidas pelos Programas de Pós-Graduação e pelo Regimento do Conselho de Pós-Graduação e Pesquisa, e também após aprovação de dissertação ou trabalho equivalente para o Mestrado, ou da tese para o Doutorado.

É preciso fazer o Mestrado para depois se candidatar ao curso de Doutorado?

O título de Mestre não é pré-requisito para a obtenção do título de Doutor, ficando a critério do Programa a sua exigência.

O que é uma Dissertação de Mestrado?

Considera-se Dissertação de Mestrado o trabalho orientado que evidencie a capacidade de sistematização da literatura existente sobre o tema contemplado, bem como a capacidade de utilização dos métodos e técnicas de investigação científica, tecnológica ou artística.

1º - O Mestrado poderá ter caráter Acadêmico ou Profissional.

2° - O Mestrado Profissional é definido como modalidade de formação pós-graduada stricto sensu que possibilita:

I. A capacitação de pessoal para a prática profissional avançada e transformadora de procedimentos e processos aplicados, por meio da incorporação do método científico, habilitando o profissional para atuar em atividades técnico-científicas e de inovação;

II. A formação de profissionais qualificados pela apropriação e aplicação do conhecimento embasado no rigor metodológico e nos fundamentos científicos;

III. A incorporação e atualização permanentes dos avanços da ciência e das tecnologias, bem como a capacitação para aplicar os mesmos, tendo como foco a gestão, a produção técnico-científica na

pesquisa aplicada e a proposição de inovações e aperfeiçoamentos tecnológicos para a solução de problemas específicos.

O que é uma Tese de Doutorado?

Considera-se Tese de Doutorado, o trabalho orientado que represente contribuição original ao estado da arte do tema contemplado.

Qual a nomenclatura do título obtido?

A nomenclatura do título acadêmico de Mestre ou de Doutor ficará a critério do Programa, devendo ser especificada em seu regulamento e aprovada no Conselho de Pós-Graduação e Pesquisa.”

Texto extraído dos artigos 58 a 63 do Regimento do Conselho de Pós-Graduação e Pesquisa, 2012.